segunda-feira, 14 de outubro de 2013

255–ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE COACHING

“Aprendizagem é experiência, o resto é informação”. Albert Einstein

Ao observar a incompletude do homem deparamos com esta ser a realidade em nossas vidas. Por conta disto me vem a pergunta que não quer se calar: como posso concluir meu processo de desenvolvimento? Como faço para acabar com essa insatisfação interna que tanto me azucrina?

A resposta até pode ser bem simples, mas a maioria das pessoas relatam dificuldade no depois de desejado e até deflagração do processo de “recuperação do tempo perdido”. O principal complemento está em que seja iniciado e mantido para ser gerador de resultados e satisfatório. Porém, se não for mantido o agir é inócuo, pura perde de tempo e energia, mero ativismo inicial.

O Coach se torna um sócio facilitador da aprendizagem. O processo será usado sempre para abrir possibilidades de ação, para que o coachee assuma o poder que está em suas mãos, mas ainda não em seu entendimento consciente de possibilidades.

O programa de coaching é um processo provocativo de muitas mudanças em vários vertentes. Eis algumas: a forma como vemos as coisas, da forma como agimos e interagimos com elas. Se falamos em modificação de algo o ponto do observador é crucial para entender como estamos. Olhando para o alvo certo da forma correta  interfere/influencia na leitura precisa, que por sua vez desperta nossa atenção para o como agimos e constatamos os resultados. Não falamos em Coaching se o resultado não for aquele que desejamos. Nesta hipótese a ação/interação pode ser modificada para obter resultados diferentes e mais satisfatório.

A modificação do nosso ponto de observação já é bastante eficiente para modificar nossa maneira de agir/interagir/operar, o que é modificador de comportamento e até do caráter já desenvolvido em nós, muitas vezes resistentes a mudança.

L. Wolk afirma, “as pessoas não resistem às mudanças, elas resistem a serem mudadas”. Coaching é um convite a mudança e a ser mudado, sem contudo agredir, retrair, ou ser gerador de medo.

Somos seres em pleno desenvolvimento, uns mais, outros menos, de acordo com a disponibilidade e interesse!

Pense nisso: Para vencer é preciso ter fé...! 

Nunca desista, MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE

Um forte abraço, 

SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS… A RECOMPENSA É PARA SEMPRE

by Gerson Sena de Castro
Personal & Professional Coaching

 No caso de não haver indicação da autoria em algum artigo neste blog, poderá utilizar à seguinte referência: CASTRO, Gerson Sena – COACHING. Guaratinguetá: 2013. Disponível em: http://gersonsena-upcoaching.blogspot.com - Acesso em: __-__-_____.
Se você souber informar a "autoria desconhecida" de texto ou citação farei a devida correção.
Sou grato por informar quando extraído qualquer informação desta página. Autorizo utilização dos artigos na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte: http://gersonsena-upcoaching.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário